Trabalhos Científicos

Trabalhos Científicos

Em nome do Comitê Científico do XV Congresso da SBDST, XI Congresso Brasileiro de AIDS e VI Congresso Latino-Americano de IST/HIV/AIDS, gostaríamos de agradecer o seu interesse em submeter um resumo. Queremos incentivá-lo a enviar um resumo de seu trabalho mais recente, que será revisado por pares.

Data limite para envio de trabalhos: 31 de janeiro de 2025.
Data limite para envio de trabalhos: 31 de janeiro de 2025.
Resultados sobre a aprovação dos resumos: a partir de 10 de março de 2025.
Resultados sobre a aprovação dos resumos: a partir de 10 de março de 2025.
Prazo de inscrição e confirmação do autor apresentador: 04 de abril de 2025.
Prazo de inscrição e confirmação do autor apresentador: 04 de abril de 2025.

A submissão do trabalho deverá ser efetuada por um autor que tenha feita a inscrição na página do Congresso. O pagamento da taxa de adesão poderá ser feito posteriormente, após o aceite do trabalho (atenção às datas de vencimento dos descontos). O número de autores é limitado a 20. Não há limite de resumos de um mesmo autor.

A Comissão Científica é soberana no direito de selecionar, avaliar, aceitar ou recusar trabalhos para apresentação. O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso, mediante efetivação da inscrição do autor indicado como apresentador.

A divulgação dos trabalhos aprovados será publicada no site do Congresso. O autor responsável pelo envio receberá um aviso para consultar o resultado das avaliações, através do e-mail cadastrado. O Certificado de Apresentação do trabalho será online e disponibilizado no site do Congresso ao final do evento.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

Para efetuar a inscrição de trabalhos é necessário informar o e-mail e a respectiva senha de acesso do autor responsável pela submissão, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no site do congresso. Os resumos deverão ser submetidos exclusivamente pelo site oficial do Congresso, não serão aceitas nenhuma outra forma de envio.

ESTRUTURA DO RESUMO

TÍTULO
Título abrangente que resume o trabalho apresentado, especialmente visando o objetivo do trabalho. Lembre em atrair a atenção para o tema apresentado. Máximo de 125 caracteres.

EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO

O responsável pelo envio do resumo deverá optar por um dos eixos temáticos listados acima, cabendo à Comissão de Temas Livres, reclassificar, se julgar pertinente.

AUTORES
São requeridas as informações correspondentes ao nome completo dos autores, identificações no ORCID (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org) e da instituição de afiliação. Essas informações não devem constar no Título nem no texto do resumo, somente nos campos a elas destinados. Indicar o nome do autor apresentador do resumo.

CORPO DO RESUMO
O texto do resumo pode ser escrito em português, espanhol ou inglês e deve ter no máximo um total de 3000 caracteres (incluindo espaços, pontuações, etc). As informações sobre autores, título e legenda do item de exibição não incluídos no total de palavras. Não são permitidas formatações de fonte, caracteres especiais, símbolos, fórmulas, tabelas, quadros, figuras, ilustrações, notas de rodapé ou uso de cores. Serão aceitos três formatos de resumo listados a seguir:
Resumo formato científico: O texto do resumo deve ser estruturado com descrição de Introdução (demonstrar a relevância do tema a ser apresentado); Objetivo; Métodos (descrição dos métodos utilizados); Resultados (apresentar dados quantitativos e/ou qualitativos de forma resumida e estruturada); e Conclusão (descrever as implicações das descobertas e aplicação dos resultados no controle das IST).
Resumo no formato Relato de Casos: O texto do resumo deve ser estruturado com descrição de Introdução (demonstrar a relevância do(s) caso(s) a ser apresentado); Relato de Caso(s) (descrição dos aspectos clínicos, laboratoriais e abordagem terapêutica utilizada) clínica; Conclusão (descrever as implicações do diagnóstico e lições aprendidas).
Resumo no formato avaliação e implementação de programa: O texto do resumo deve ser estruturado com Introdução (descrição do problema e contexto); Objetivo; Métodos (descrição do Programa métodos utilizados, intervenção implementada ou abordagem adotada); Resultados (apresentar dados quantitativos e/ou qualitativos de forma resumida e estruturada); e Conclusão (descrever as implicações das descobertas e lições aprendidas).

No final, Palavras-chave, pelo menos três e não mais que cinco. Base de dados dos Descritores - consulta de palavras-chave. DeCS (http://decs.bvs.br/).

Declaração de Conflito de Interesses: o arquivo com a declaração deve ser enviado em formato PDF no momento de submissão do trabalho. Deve constar o nome de todos os autores e assinado pelo autor principal.
Modelo opcional para download: clique aqui.

Não será possível realizar alterações no conteúdo do trabalho após a conclusão do processo de envio.

Uma vez aprovado para apresentação, a partir das informações presentes no Resumo, a apresentação dos trabalhos será na forma de APRESENTAÇÃO ORAL ou POSTER ELETRÔNICO (e-Poster), ou seja, não precisarão ser impressos e deverão obedecer na integralidade as normas estabelecidas. O tipo de apresentação será indicado pela comissão científica e informada juntamente com o resultado de aprovação do resumo.

DISSEMINAÇÃO
Ao enviar um resumo, todos os autores concordam em liberar a licença aos organizadores dos Congressos e dar permissão para publicar o resumo no site e no aplicativo móvel do Congresso (e, ao fazê-lo, certificar que o resumo é um trabalho original). Todos os resumos aceitos e confirmados serão publicados no Jornal Brasileiro de DST, com DOI individual.

CERTIFICADO
Os certificados dos trabalhos apresentados serão disponibilizados para download/impressão no site do congresso até 7 dias após o evento, e ficarão disponíveis pelo prazo de três meses. Será emitido um certificado por resumo aprovado e exposto no evento, seguindo a ordem de cadastro dos autores.

PUBLICAÇÃO
Os resumos dos trabalhos aceitos serão publicados na revista eletrônica Jornal Brasileiro de DST (periódico científico indexado, aberto na internet e sem taxa para publicação) - https://www.bjstd.org/revista